normas para publicação

DIRETRIZES PARA AUTORES

A revista forma-mercadoria publica artigos, resenhas e traduções nas áreas de artes, política e filosofia.

I. Artigos:

1. Os artigos deverão ser inéditos e obedecer às normas técnicas da ABNT.

2. O artigo não deve ultrapassar 42.000 caracteres, contando as notas de rodapé. Os textos deverão ser digitados no editor Microsoft Word e salvos no formato Rich Text Format (rtf), com página no formato A4, fonte Arial ou Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,5 e parágrafos justificados.

3. As citações com mais de três linhas deverão ganhar um parágrafo separado com recuo em todo o parágrafo de 1,5cm, mantendo o espaçamento entre linhas de 1.5, fonte 11 e parágrafos justificados. As citações com tal parágrafo separado não devem ser envolvidas por aspas.

4. As notas devem ser utilizadas para referenciar o texto e podem também ser empregadas para informações complementares. As remissões para o rodapé devem ser feitas em números consecutivos.

5. Os artigos devem observar a seguinte seqüência:

Título

Nome do autor (nome completo, vínculo de pesquisa ou de trabalho e e-mail)

Nome do orientador (no caso de mestrandos e doutorandos)

Resumo

Palavras-chave

Título em inglês

Abstract

Key-words

Corpo do texto com notas de rodapé

Referências bibliográficas

6. Uso de imagens:

As imagens para artigos podem ser em Preto e Branco ou coloridas, com resolução mínima de 300 dpi, acompanhadas com os dados do autor/fonte e ano de produção. A permissão para a reprodução das imagens é de inteira responsabilidade do autor e deve ser comprovada.

7. Referências bibliográficas:

As referências bibliográficas completas devem ser dispostas em ordem alfabética, de acordo com as normas NBR 6023/2002 da ABNT.

Livros:

SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo. Tradução. Edição, Cidade: Editora, ano, p.ou pp.

Capítulo de livro:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome do organizador (Org.). Título do livro em itálico. Tradução, edição, Cidade: Editora, ano, p. X-Y.

Artigo em periódico:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, vol., fascículo, p. X-Y, mês, ano.

Dissertações e teses:

SOBRENOME, Nome (abreviado). Ano. Título em itálico. Local. Número total de páginas. Grau acadêmico e área de estudos [Dissertação (Mestrado) ou Tese (Doutorado)]. Instituição em que foi apresentada.

Internet:

(documentos eletrônicos): SOBRENOME, Nome (abreviado). (Ano). Título em itálico, [Online]. Produtor. Disponibilidade: acesso. [data de acesso]

8. Referências e citações no interior do artigo:

Quando o autor citado integrar o texto, usar o formato: Autor (ano, p.).

Em caso de citação ao final dos parágrafos, usar o formato: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p.). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data (SILVA, 1980a), (SILVA, 1980b). Quando a obra tiver dois autores, ambos são indicados (SILVA; MATOS, 1984) e quando a obra tiver três ou mais, indica-se o primeiro seguido de et AL (SILVA et al, 1996)

II. Resenhas:

São aceitas resenhas de livros editados nos dois últimos anos a contar da data de publicação do mesmo, as quais devem apresentar, no início do texto, a referência completa da obra analisada. Não devem ultrapassar 22.000 caracteres.

III. Traduções:

As traduções podem ser de textos clássicos ou recentes. Neste último caso, é preciso haver ainda a autorização do autor ou do detentor dos direitos autorais.

Pareceristas:

Todos os textos serão enviados para dois pareceristas no sistema de duplo cego, ou seja, serão preservados os nomes dos pareceristas e do autor. Em caso de pareceres discordantes, o texto será avaliado por um terceiro parecerista. Eventuais pedidos de modificações serão encaminhadas para os autores.

Os dados, conceitos e referências contidos nos trabalhos são de inteira responsabilidade dos autores. Os trabalhos em desacordo com as normas serão devolvidos aos autores para adequações. Os editores se reservam no direito de não aceitarem trabalhos que não estejam de acordo com a sua linha editorial.